fevereiro 23, 2008

Super Mãe

A cada dia que se aproxima do nascimento do meu filho eu tenho mais e mais medo de ser mãe. É muito natural, dadas as circunstâncias todas que envolvem esse meu momento. E acredito que todo esse medo desapareça com o passar do tempo, conforme eu for aprendendo a enfrentar melhor essa nova e maravilhosa experiência.

Sempre foi o meu maior sonho, mas até realiza-lo, eu não tinha noção da imensidão desse universo da maternidade. Não sabia que tão rápido eu viveria só pro meu filho. Não sabia que cabia tanto amor por bracinhos, perninhas e tantos movimentos dentro de mim. Eu ainda nem pude sentir seu calor nos meus braços, mas é tão mágica essa nossa ligação. O modo como ele mexe quando eu estou feliz, como se ele quisesse me mostrar que está sentindo o mesmo, é surpreendente...

Coincidentemente, Monica escreveu sobre isso ontem, não poderia ser mais apropriado. Modificações a parte, encaixa-se perfeitamente.

"...O que será que alguém quer dizer quando afirma certa mulher é uma super mãe? O que é ser super mãe? Já me deparei com essa mesma dúvida. Ficava imaginando se eu seria a super mãe, e se alguém diria isso. Cuidar, amamentar, acordar de madrugada, ficar cansada e acabada, dedicar sua vida ao filho, abdicar de muita coisa, pra mim tudo isso é ser mãe. Mãe pela definição e essência faz tudo isso, sente tudo isso e é tudo isso e não é especial, ela apenas é mãe. Exista talvez as pouco mães. Eu diria que são aquelas que fazem tudo que vai contra o instinto maternal, a falta de proteção, carinho e amor.

Ser super mãe, é conseguir enxergar que a felicidade dos filhos não pode ser afetadas pelos seus interesses pessoais. É estar feliz em ver seu filho feliz, seja ele como você esperava ou não, esteja ele com quem ele quiser e não com quem você gostaria que ele estivesse, que vibre por ele estar satisfeito com a profissão que ele escolheu, mesmo que essa seja a oposta que você sonhou pra ele, que aponte ao filho as qualidades do pai, mesmo que por dentro, ela só consiga se lembrar dos defeitos. Conseguir lhe mostrar que não é apenas por ser seu filho, que ela sempre o defenderá acima de tudo e de todos, mas sim lhe mostrará quando ele estiver errado, lhe ensinará a pedir desculpas, e mostrará que ela tem discernimento para dar razão a quem realmente a tem."

E hoje, 23 de Fevereiro, é o dia da minha Super Mãe. A que fez de tudo e mais um pouco pra educar os 3 filhos pelo melhor caminho, embora eu tenha me desviado dele algumas vezes, sempre busquei fazer o melhor pra ela, por ela, por mim. E é totalmente baseada nela, que serei a super mãe que sempre sonhei para o meu filho.
É ela a super guerreira, a super valente, a dona do super caráter. A minha heroína imortal.
Aquela que dedicou a vida inteira por nós, que reprimiu muitas de suas vontades para "o nosso bem". No fundo, ela sempre soube que estava fazendo a coisa certa. E agora eu sei também.



 
page counter