Sempre foi o meu maior sonho, mas até realiza-lo, eu não tinha noção da imensidão desse universo da maternidade. Não sabia que tão rápido eu viveria só pro meu filho. Não sabia que cabia tanto amor por bracinhos, perninhas e tantos movimentos dentro de mim. Eu ainda nem pude sentir seu calor nos meus braços, mas é tão mágica essa nossa ligação. O modo como ele mexe quando eu estou feliz, como se ele quisesse me mostrar que está sentindo o mesmo, é surpreendente...
Coincidentemente, Monica escreveu sobre isso ontem, não poderia ser mais apropriado. Modificações a parte, encaixa-se perfeitamente.
"...O que será que alguém quer dizer quando afirma certa mulher é uma super mãe? O que é ser super mãe? Já me deparei com essa mesma dúvida. Ficava imaginando se eu seria a super mãe, e se alguém diria isso. Cuidar, amamentar, acordar de madrugada, ficar cansada e acabada, dedicar sua vida ao filho, abdicar de muita coisa, pra mim tudo isso é ser mãe. Mãe pela definição e essência faz tudo isso, sente tudo isso e é tudo isso e não é especial, ela apenas é mãe. Exista talvez as pouco mães. Eu diria que são aquelas que fazem tudo que vai contra o instinto maternal, a falta de proteção, carinho e amor.
Ser super mãe, é conseguir enxergar que a felicidade dos filhos não pode ser afetadas pelos seus interesses pessoais. É estar feliz em ver seu filho feliz, seja ele como você esperava ou não, esteja ele com quem ele quiser e não com quem você gostaria que ele estivesse, que vibre por ele estar satisfeito com a profissão que ele escolheu, mesmo que essa seja a oposta que você sonhou pra ele, que aponte ao filho as qualidades do pai, mesmo que por dentro, ela só consiga se lembrar dos defeitos. Conseguir lhe mostrar que não é apenas por ser seu filho, que ela sempre o defenderá acima de tudo e de todos, mas sim lhe mostrará quando ele estiver errado, lhe ensinará a pedir desculpas, e mostrará que ela tem discernimento para dar razão a quem realmente a tem."
É ela a super guerreira, a super valente, a dona do super caráter. A minha heroína imortal.
Aquela que dedicou a vida inteira por nós, que reprimiu muitas de suas vontades para "o nosso bem". No fundo, ela sempre soube que estava fazendo a coisa certa. E agora eu sei também.
2 comentários:
Que linda!
Sabe o que eu acho mesmo?
Que nós, enquanto filhas, vamos sempre pensar em nossas mães como super mães. E achar (ou saber?) que elas sempre fizeram mais do que era possível por nós.
Mas por outro lado, vamos sempre achar que nunca conseguiremos ser uma super mãe como foi a nossa. Deve ser insegurança, e só!
Saudade
O simples fato de tu te questionar e se aplicar ao máximo nessa preparação para a maternidade já demonstra o quanto tu serás uma ótima mãe.
Tu tens a sensibilidade, o amor e o carinho característicos de uma mulher que foi abençoada por Deus e agraciada para dar à luz mais uma criança que, sob a tua proteção, certamente será muito feliz.
Que venha esse pimpolho com muita saúde e vitalidade, para que esse aprendizado de super mãe seja contínuo e para que tua mãe tenha também a oportunidade de ser uma super avó, formando uma família cada vez mais feliz.
Beijão, Sam, boa semana!
Postar um comentário